Pilates Postura Funcional

Pilates Postura Funcional

Pilates Postura Funcional > FAQ

Perguntas Frequentes

Que roupa se usa na aula?

Qualquer roupa que seja confortável e não restrinja os movimentos. Um detalhe importante, a prática do Pilates se faz descalço.

Sou muito encurtado(a). Será que vou acompanhar uma aula?

As aulas respeitam os limites, o ritmo e as possibilidades da cada aluno. O mesmo exercício pode ser feito de diferentes maneiras, para torná-lo mais difícil ou mais fácil. Não há um modelo a ser alcançado. Seu corpo vai se construindo de acordo com as suas conquistas.

Odeio ginástica. Vou gostar deste trabalho?

Praticamente esse é o nosso público: pessoas que não gostam de academias, nem de ficar repetindo exaustivamente os mesmos movimentos todos os dias. O fato de cada aula ser única, motiva as pessoas.

Há contra-indicações para se fazer o Pilates?

Para trabalhar com pessoas grávidas, muito idosas e com males cardíacos e outras doenças graves tomamos o cuidado de ouvir o parecer do médico que as acompanha. Isto, no entanto, não significa necessariamente uma contra-indicação absoluta, desde que o médico a autorize a se exercitar.

Há limite de idade para uma pessoa fazer o Pilates?

O método Pilates é indicado para todas as idades, desde crianças, adolescentes, adultos sedentários, atletas, terceira idade e gestantes. 

Pilates é contra-indicado para grávidas?

Muito pelo contrário! Como é um trabalho suave e individualizado, poderá manter o seu corpo forte e saudável durante a gravidez e prepará-lo para o parto. Evidentemente, o programa de exercícios será diferente para uma grávida. Há posturas e exercícios que são contra-indicados durante a gravidez. É muito importante que seu instrutor seja informado da sua gravidez e que seu médico a autorize a exercitar-se. Há também diferentes programas de exercícios para grávidas que eram sedentárias e grávidas que se exercitavam antes da gravidez.

Tenho problemas na coluna. O Pilates é indicado?

O Pilates pode sim ajudar a minimizar o seu problema de coluna, pois organiza o corpo e melhora sua postura. Posso afirmar que a grande maioria dos problemas de coluna é conseqüência de má postura ou uso inadequado do corpo, exceto alguns casos mais graves. Portanto, os problemas de coluna decorrentes de falta de espaço entre as vértebras (hérnia de disco, pinçamento nervoso, protusão discal etc.) e do exagero das curvas (lordose, cifose e escoliose) tendem a ser minimizados. Evidentemente em crises dolorosas, não é aconselhável fazer aulas, pois aquela dor merece uma atenção especial. Sugerimos que neste caso de crises dolorosas aproveite para realizar fisioterapia individual, com acompanhamento médico.

Em quanto tempo começo a ver/sentir os resultados do trabalho?

Já na primeira aula você percebe mudanças no seu corpo. Joseph H. Pilates disse: "Você se sentirá melhor em 10 aulas, parecerá melhor em 20 e terá um corpo novo em 30 aulas".

O Pilates ajuda a melhorar a postura?

Muito. Este é um dos objetivos deste trabalho. Na medida em que o corpo passa a ser usado mais adequadamente a postura tende a se reorganizar.

Qual é a diferença entre o Pilates e musculação?

As duas modalidades tem sua importância, na musculação o foco são os músculos mobilizadores, responsáveis pelos movimentos de grande amplitude, como tríceps, glúteos, quadríceps, favorecendo ao ganho rápido de massa muscular. Já o Pilates trabalha os músculos estabilizadores, profundos e resistentes, como o abdominal transverso, dando estrutura postural e preparação para o corpo receber qualquer outra atividade física. O Pilates pode também alcançar ganho de massa muscular através das molas utilizadas nos equipamentos.

O Pilates ajuda a emagrecer?

O corpo fica mais bem delineado e mais esguio. Você terá uma forma mais harmoniosa e elegante. Como o metabolismo melhora num corpo organizado, uma redução de medidas é relatada pelos nossos alunos.

Por quanto tempo devo fazer o Pilates?

Joseph Pilates começou a se trabalhar ainda criança e nunca mais parou. O Pilates tem sempre um desafio para nunca pararmos de se exercitar.

É possível fazer os exercícios em casa?

Possível é, na medida em que você aprende os exercícios e consegue executá-los corretamente. No entanto, o mais aconselhado é a supervisão de um instrutor para evitar exercícios incorretos e não se lesionar.

É possível praticar Pilates sozinho (a), sem equipamentos?

Sim. Ao contrário do que se pensa, o principal legado de Joseph Pilates não se reduz aos excelentes equipamentos que ele inventou. Os princípios do seu trabalho também são de uma genialidade inquestionável e os equipamentos não são imprescindíveis para praticar os exercícios. Eles ajudam muito, mas o próprio Pilates criou muitos trabalhos de solo, sem equipamentos.

O Pilates também utiliza equipamentos?

Sim. Utilizamos os equipamentos criados por Joseph Pilates. Os equipamentos são o Reformer, a Wunda Chair, o Spine Corretor, a Meia-Lua, o Barrel, o Cadillac e o Wall Unit. Além desses, utilizamos muitos acessórios: bolas, bastões, rolos de propriocepção, discos proprioceptivos e de equilíbrio e círculo mágico. Todos esses aparelhos e acessórios servem tanto para ajudar o movimento, quanto para dificultá-lo, tornando-o mais desafiador.

Quantas vezes por semana são aconselháveis fazer o Pilates?

O ideal seriam 3 vezes por semana; no entanto, 2 vezes por semana é uma boa freqüência. Se você escolher 1 vez por semana, é melhor do que nenhuma, contudo, os resultados serão mais lentos. Mas, ainda assim, a aquisição que se tem de consciência corporal, alongamento, flexibilidade e melhora postural é indiscutível.

Qual é a duração de uma aula?

As aulas duram uma hora.

O que o pilates causa no meu corpo?

O Pilates trabalha profundamente a coordenação, o controle, o alongamento, a flexibilidade, a força muscular, a individualização das partes do corpo e o alinhamento postural

Como funciona o Pilates?

São exercícios suaves e intensos para o corpo, feitos com consciência corporal, concentração e controle. A respiração adequada acompanha cada movimento para torná-lo mais harmônicos e fisiológicos.

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